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O ambulatório de Dermatologia do Instituto Lauro de Souza Lima presta atendimento exclusivo
aos usuários do Sistema Único de Saúde e desenvolve atividades de diagnóstico e tratamento voltados aos pacientes
com problemas dermatológicos. Para o desenvolvimento destas atividades contamos com ambulatórios específicos:
Ambulatório de Dermatologia
- atendimento de todos os pacientes que chegam ao instituto pela primeira vez por meio da rede pública.
- atendimento aos casos encaminhados dos ambulatórios (reabilitação e oftalmologia) e unidades de internação locais.
- Administração de medicamentos ambulatoriais específicos prescritos pelos médicos do Instituto.
- Direcionamento dos pacientes e ambulatórios específicos.
Ambulatório de Psoríase: responsável em diagnosticar e acompanhar os pacientes com suspeita ou diagnóstico da
patologia.
Ambulatório de Pediatria: específico para atendimento de crianças de 0 a 5 anos com problemas dermatológicos.
Ambulatório de Dermatoscopia: avaliação de lesões dermatológicas para diferenciação diagnóstica.
Ambulatório de Cirurgia: realiza avaliação cirúrgica para os casos cirúrgicos de lesões dermatológicas benignas
ou malignas com posterior realização de cirurgia.
Ambulatório de Hansenologia: específico para atendimento de pacientes com hanseníase encaminhados pela rede pública
ou encaminhamentos internos.
Ambulatório de Fototerapia: método terapêutico baseado em banhos de luz, que utiliza os raios infravermelhos e os
ultravioleta para tratamento de patologias dermatológicas, tais como: psoríase e vitiligo, entre outras.
Ambulatório de Unha: consultas e cirurgias aos usuários com problemas específicos de unha.
Ambulatório de Cabelo: consultas aos usuários com problemas específicos de cabelo.
Ambulatório de Clínica Médica: atendimento aos casos encaminhados pelos ambulatórios internos.
Sala de Procedimento: destina-se ao atendimento de cosmiatria, encaminhados pelo ambulatório de dermatologia.
Sala de curativo: destina-se a realização de curativos prescritos pelos profissionais do Instituto e encaminhados
dos ambulatórios locais.
Avaliação anestésica: avaliação de pacientes com cirurgia agendada sob anestesia não local.
Salas de exames diagnósticos:
Sala de biópsia: destina-se a realização de biópsias de lesões da pele realizadas após a consulta médica com
indicação do procedimento.
Baciloscopia em Hanseníase: a baciloscopia é um exame complementar ao diagnóstico da hanseníase e deve ser
solicitado nas seguintes situações: em caso de dúvida na classificação para instituição da poliquimioterapia;
diagnóstico diferencial com outras doenças dermatoneurológicas e casos suspeitos de recidiva.
Ambulatório de Dermatologia: segunda à quinta-feira das 07h00m às 12h00m e sexta-feira das 13h00m às 17h00m
Ambulatório de Psoríase: segunda-feira das 08h00m às 12h00m
Ambulatório de Pediatria: segunda-feira das 08h00m às 12h00m
Ambulatório de Dermatoscopia: quinta-feira das 08h00m às 12h00m
Ambulatório de Cirurgia: segunda-feira das 08h00m às 12h00m
Ambulatório de Hansenologia: segunda e terça das 08h00m às 18h00m e quarta à sexta das 13h00m às 17h00m
Ambulatório de Fototerapia: segunda à sexta das 08h00m às 12h00m
Ambulatório de Unha: terça-feira das 08h00m às 12h00m
Ambulatório de Cabelo: 2ª quinta-feira de cada mês das 13h00m às 17h00m
Ambulatório de Clínica Médica: quarta-feira das 13h00m às 17h00m
Sala de Procedimento: segunda-feira das 08h00m às 12h00m, terça-feira das 13h00m às 17h00m, e quinta-feira das 08h00m às 17h00m
Sala de curativo: segunda à sexta das 08h00m às 17h00m
Avaliação anestésica: terça-feira das 08h00m às 12h00m
- Mensalmente vagas são disponibilizadas à rede pública por meio do sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de
Serviços de Saúde). Para os casos de hanseníase e de urgência dermatológica, o agendamento é realizado via telefone,
exclusivamente por contato médico/médico.
- Para o primeiro agendamento é necessário encaminhamento do SUS, documento com foto (RG, Carteira de motorista), CPF,
comprovante de residência e o cartão SUS. Após o primeiro atendimento, o agendamento dos retornos é de
responsabilidade da equipe da Instituição.
- Os pacientes atendidos na Unidade são acolhidos na recepção da unidade, onde são admitidos,
orientados e aguardam o atendimento.
- O ambulatório conta com sala de repouso para pacientes que necessitem de cuidados especiais.
- Em razão do perfil institucional (assistência e ensino) o atendimento é realizado por médicos residentes e
posteriormente por uma “junta médica” com os especialistas (médicos preceptores) da Instituição.
Cristiane Scarpellini: Enfermeira - Chefe
Cecília Midori H. Taira: Enfermeira
Dina Ferreira: Enfermeira
Nara Passos da Silva: Enfermeira
Maria Ap. Prando: Auxiliar de Enfermagem
Marina Augusta de Oliveira: Auxiliar de Enfermagem
Gilvana Silva de Almeida: Auxiliar de Enfermagem
Aparecida de Fátima P. Bortoli: Auxiliar de Enfermagem
Leonice Ferreira Mancuzzo: Auxiliar de Enfermagem
Milena Ap. Escudero Medina: Auxiliar de Enfermagem
Marilda Alves Priolo Rocha: Auxiliar de Enfermagem
Denise Azevedo Silva: Auxiliar de Enfermagem
Edvanda Silvia Martins: Auxiliar de Enfermagem
Patricia Silva de Campos Maria: Auxiliar de Enfermagem
Rosangela M. S. de Oliveira: Auxiliar de Enfermagem
Cleonice S. Milineli: Auxiliar de Enfermagem
Isabel Pereira da Silva: Auxiliar de Enfermagem
José Eduardo Xavier: Auxiliar de Enfermagem
Maria Lúcia Dorini: Auxiliar de Enfermagem
Mário Pinto da Fonseca: Auxiliar de Saúde
Telefone:+ 55 14 3103-5887 ou 3103-5935
e-mail: enfdermato@ilsl.br
O SAME (seção de arquivo médico e estatística) do Instituto Lauro de Souza Lima tem como função:
- fazer cadastro de pacientes;
- armazenar, guardar e preservar prontuários médicos;
- atender solicitações de relatório médico, cópias de exames e cópia de prontuário.
Segunda à sexta das 07h00m às 16h00m
Para cadastro é necessário trazer os seguintes documentos:
RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência.
Para relatório médico, é necessário que a solicitação seja feita por email (same@ilsl.br), preenchendo o seguinte formulário (COLOCAR FORMULÁRIO EM PDF!!!!)
Giselda Mara das Neves Corrêa - Chefe II
Ana Lúcia de Oliveira Garcia - Encarregada II
Joelma Cavalcante Costa - Oficial Administrativo
Marcela de Miranda Ramires Baptista - Oficial de Saúde
Laura Márcia Losnak - Agente de Saúde
Telefone:+ 55 14 3103-5955
e-mail: same@ilsl.br
O Serviço Social do Instituto Lauro de Souza Lima é composto por Assistentes Sociais que prestam atendimento a pacientes e seus
familiares. A equipe busca formas de beneficiar o usuário durante todo o processo de cuidado e facilita o acesso a informações
e também aos programas públicos e institucionais, para garantir os direitos sociais e o exercício da cidadania.
Nossos Assistentes Sociais estão presentes em todas as unidades do hospital para atender às solicitações específicas apresentadas
pelos pacientes, familiares e demais profissionais que atuam na assistência direta ao paciente. Através de ferramentas
específicas da área e levando em conta as situações de cada caso, a equipe avalia os critérios para que os pacientes solicitem
seus direitos sociais. É feita uma cuidadosa análise individual, que passa por um estudo dos impactos sociais no processo
saúde-adoecimento que podem comprometer a aderência do paciente ao tratamento.
O Assistente Social exerce intervenção fundamental durante todo o processo das seguintes maneiras: atendimento/ acolhimento
individual a pacientes e familiares; reuniões com familiares; articulação com equipe multidisciplinar; articulação
interinstitucional; encaminhamento à rede de serviços público e privada – interna e externa; orientações sobre direitos do
paciente dermatológico.
Atribuições da seção de serviço social:
- Planejar e executar atividades de Serviço Social voltadas para a promoção no processo saúde-doença, baseadas na política do Serviço e da Instituição;
-Investigar, diagnosticar e elaborar plano de tratamento social;
-Proceder a entrevistas individuais com pacientes e familiares que comparecem para visitas ou buscar por soluções de problemas que possam ocorrer durante a internação;
- Realizar atividades com pacientes e familiares;
- Orientar e encaminhar pacientes e familiares quanto aos recursos institucionais internos e externos;
- Realizar e coordenar visitas domiciliares;
- Prestar atendimento ao usuário nos diversos setores do Instituto;
- Desenvolver e participar de projetos sociais e de humanização hospitalar;
- Participar de visitas médicas, grupos de estudo e reuniões com equipe multiprofissional;
- Elaborar pesquisas, artigos científicos, relatórios sociais e outras documentações técnicas, científicas e ou administrativas;
- Integrar e desenvolver atividades com a equipe multiprofissional/interdisciplinar;
- Participar de programas de treinamento, desenvolvimento e atividades de ensino;
- Supervisionar alunos e aprimorandos de Serviço Social, quando requisitado;
- Participar de Comissões Multiprofissionais da Instituição;
- Participar de reuniões técnico-operacionais do Serviço Social;
- Participar de congressos, simpósios, cursos, palestras e outros eventos relacionados às atividades desenvolvidas no Serviço;
- Ministrar aulas nos cursos oferecidos pela Instituição;
- Desenvolver atividades afins.
Segunda à sexta das 07h00m às 19h00m
O atendimento do serviço social acontece presencialmente (sala anexa no ambulatório), por email e telefone.
Adriana Matheus Guerreiro - Agente Técnico de Assistência à Saúde - Assistente Social
Sandra Aparecida da Costa Claro - Agente Técnico de Assistência à Saúde - Assistente Social
Telefone:+ 55 14 3103-5958
e-mail: servicosocial@ilsl.br
Realização de cirurgias ambulatoriais e de pacientes internados nas especialidades de dermatologia, oftalmologia e ortopedia.
Pacientes de cirurgias ambulatoriais:
- Período da manhã – chegar ao instituto as 7h00m;
- Período da tarde - chegar ao Instituto às 12h00m.
Pacientes de cirurgias com internação:
Realizar internação no dia anterior à cirurgia as 12h00m.
- Recomendamos a presença de um acompanhante para menores de 18 anos e acima de 60 anos;
- Todos os pacientes cirúrgicos, assim que chegarem na Instituição devem dirigir-se a um funcionário da recepção do ambulatório e identificar-se como paciente cirúrgico para encaminhamentos necessários.
- Os pacientes de cirurgia com internação devem trazer roupas intimas (demais itens são fornecidos pela Institutição).
Michela Cristina Gavioli Pinto - Enfermeiro encarregado do setor
Juliana Ap. Baldo Amaral - Enfermeiro
Ana Paula Pereira Dias - Enfermeiro
Flávia Alves de Lima - Auxiliar de enfermagem
Bruna Estefânia Pitolli - Auxiliar de enfermagem
Sandra Correa de Souza - Auxiliar de enfermagem
Elisangela Paes de Lima - Auxiliar de enfermagem
Celina Conceição Pio de Almeida - Auxiliar de enfermagem
Cleide Maria P. de O. Leme - Auxiliar de enfermagem
Crislene Oliveira Souza - Auxiliar de enfermagem
Lilian Maria Andrade Mansano - Auxiliar de enfermagem
Sara Gomes Lins - Auxiliar de enfermagem
Vilma Carvalho - Auxiliar de enfermagem
Adélia Alves de Moura Luz - Auxiliar de enfermagem
Maria Lúcia Confeto - Auxiliar de enfermagem
Marta Afonso Arantes - Auxiliar de enfermagem
Teodora R. Moraes - Auxiliar de enfermagem
Telefone:+ 55 14 3103-5937
e-mail: enf_clicirsetor@ilsl.br
Sobre internaçao e visitacao
horario internaçao e visitacao
orientaçao internaçao e visitacao
equipe internaçao e visitacao
contato internaçao e visitacao
Como agendar um consulta no ILSL?
Através da Unidade básica de Saúde de referencia do paciente (Via Central Regulação Ofertas de Serviços de Saúde- CROSS)
Como agendar retorno médico ou exames?
O retorno médico é programada pós consulta médica. Ao sair da consulta o paciente já tem a data de retorno.
O ILSL atende convênios médicos?
Apenas convênio SUS (Sistema Único de Saúde)
O ILSL só atende pacientes de Bauru?
Para casos de Dermatologia Geral, atendemos
DRS VI - todos os Municípios que pertencem a esta Diretoria Regional de Saúde.
Para casos de Hanseníase, atendemos todo o Brasil.
O hospital tem Pronto Atendimento (serviço de urgência e emergência)?
Não
O que acontece se eu faltar a um agendamento?
Deverá entrar em contato telefônico junto ao setor de agendamento (14) 3103-5887,
justificando a ausência e solicitar
possibilidade de reagendamento.
Existe um serviço de atendimento ao usuário? Se sim, qual o horário de funcionamento?
SAU - não possuimos este serviço neste serviço de atendimento.
No momento temos implantado a Ouvidoria através do e-mail ouvidoria@ilsl.br